Inicio
Integer: Idade, total, CG, ID;
Real: Percent;
Caracter: Bairro;
ID <-- 0;
CG <-- 0;
Percent <-- 0;
Total <-- 0;
Para I de 1 até 60 faça
Escreva ("Digite o bairro e a idade");
Leia (bairro, idade);
Se bairro = "CG" então
CG <-- CG + 1;
Fim se;
Se idade >= 40 então
ID <-- ID + 1;
Fim se;
Total <-- total + 1;
Percent <-- CG*100/total;
Escreva ("bairro=" CG "e idade=" ID "e percentual=" percent);
Fim para;
Fim;
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Início
Real: A, B, Z;
Escreva ("MDC entre X e Y");
Leia (A,B);
Enquanto Z>=0 faça
B <-- B/Z;
Z <-- A mod B;
Escreva ("O MDC e" Z);
Fim.
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Sou estudante v (não(nao(F))) ^ nao (34 div 4=8) ^ 23mod2=1 =
V ou V e F e V = F
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3*(5-3)=2 ^ 76div7=7 v 345mod34=5 =
F e F ou V = V
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98/23=4 v 59div4=14 ^ nao(F) =
V ou V e V = V
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(A metade de 2, somando com 5 e depois diminuido de 6 é zero) ^ 587mod45=2
6-(1+5) e V = V e V = V
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Início;
Inteiro: PE;
Escreva ("Qual o tamanho do seu pé?");
Leia (PE);
Se PE<35 então escreva ("Pezinho")
senão
Se PE>42 escreva ("Pezao")
senão
escreva ("Pé normal");
Fim Se;
Fim Se;
Fim.
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Início;
Integer: AG, VD, Placa, Final, I;
Caracter: Marca, Cor;
AG <-- 0;
VD <-- 0;
Final <-- 0;
Para I de 1 até 20 faça
Escreva ("Qual a marca de seu carro?");
Leia (marca);
Escreva ("Qual a cor de seu carro?");
Leia (cor);
Escreva ("Qual o último número de sua placa?");
Leia (placa);
Se marca = "agile" então
AG <-- AG + 1;
Fim se;
Se cor = "verde" então
VD <-- VD + 1;
Fim se;
Se placa = "6" então
Final <-- Final + 1;
Fim se;
Fim para;
Escreva ("Total de Carros Agile =" AG);
Escreva ("Total de Carros cor verde =" VD);
Escreva ("Total de Carros com placa final 6 =" final);
Fim.
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Início;
Real: nota1, nota2, media, percent;
Integer: QA, I;
QA <-- 0;
I <-- 0;
Para I de 1 até 50 faça
Escreva ("Qual sua 1a nota?");
Leia (nota1);
Escreva ("Qual sua 2a nota?");
Leia (nota2);
Media <-- (nota1 + nota2)/2;
Se media >= 6 então
QA <-- QA + 1;
Fim se;
Fim para;
Percent <-- (QA*100)/50;
Escreva ("Quant. alunos fará Prova final = " QA "e percentual = " percent);
Fim.
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+ = soma
- = subtração
* = multiplicação
/ = divisão
Z**8 = Z elevado a 8
Raiz (a) = Raiz de A
Raiz cúbica de 60 = raiz 60(3)
<, >, <=, >=, =, < >
E = ^
OU = v
NÃO = ¬ (um traço horizontas colado num vertical, não é uma cruz)
Valor simples
No "Escreva" colocar (A:5:2)
5 casas antes da vírgula e 2 casas depois
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Início;
Integer: CG, ID, Idade, Total, Nasc, Anoatual;
Real: Percent;
Caracter: Bairro;
ID <-- 0;
CG <-- 0;
Total <-- 0;
Percent <-- 0;
Escreva ("Digite o ano atual");
Leia (anoatual);
Para I de 1 até 20 faça
Escreva ("Digite bairro e data de nascimento");
Leia (bairro, nasc);
Se bairro="campo grande" então
CG <-- CG + 1;
Fim se;
Idade <-- anoatual - nasc;
Se Idade >= 40 então
ID <-- ID + 1;
Fim se;
Total <-- Total + 1;
Percent <-- CG * 100 / Total;
Fim para;
Escreva (CG, ID, Percent);
Fim.
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Não pode haver contas com variáveis diferentes.
Ex.: Inteiro dividido por Real.
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Início;
Real: A, R;
PI = 3,14;
Escreva ("Digite o raio");
Leia (R);
A <-- PI*R**2;
Escreva (A);
Fim.
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Tabela Verdade
Tabela E --> Macete: Pode juntar positivo E negativo?
Positivo + positivo = positivo
Positivo + negativo = curto
Negativo + negativo = negativo
V e V = V
V e F = F
F e V = F
F e F = F
Tabela OU --> Macete: Qual dá choque? Positivo OU negativo?
Positivo OU positivo = positivo
Negativo OU negativo = negativo
V ou V = V
V ou F = V
F ou V = V
F ou F = F
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Funções DIV e MOD
DIV - Retorna o resultado de um número dividido por outro, de forma arredondada. Ex.: 5/2=2
X DIV Y
MOV - Retorna o resto dessa divisão. Ex.: 5/2=2 e resto 1. Resposta: 1
X MOD Y
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(45 mod 5 = 0) ^ (32 - 3 = 31) = F
"O cimento é cinza" v nao(v) = V
nao(nao(nao(F))) v nao(33 div 4 = 5) ^ F = F
(43 mod 2 = 0) E (90-91=1) OU (40/10=4) = V
"O dobro da terça parte de 9 é 6" OU 2*(9/2)=10 E nao(F) = V
"O céu é azul" OU (453 mod 4 = 3) OU nao(nao(nao(F))) = V
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Início;
Integer: gol, corsa, vermelho, I;
Caracter: cor, modelo;
I <-- 0;
Gol <-- 0;
Corsa <-- 0;
Vermelho <-- 0;
Para I de 1 até 50 faça
Escreva ("Qual seu carro?");
Leia (modelo);
Se modelo = "gol" então
Gol <-- gol + 1;
senão
Se modelo = "corsa" então
Corsa <-- corsa + 1;
Fim se;
Fim se;
Fim para;
Escreva ("GOL=" gol, "Corsa=" corsa "e carros vermelhos=" vermelho);
Fim.
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Início;
Caracter: oculos;
Real: percent;
Integer: tenis, I, numero, lente;
I <-- 0;
lente <-- 0;
numero <-- 0;
Para I de 1 até 30 faça
Escreva ("Usa óculos?");
Leia (oculos);
Se oculos = "sim" então
lente <-- lente + 1;
Fim se;
Escreva ("Quanto calça?");
Leia (tenis);
Se tenis = "40" então
numero <-- numero + 1;
Fim se;
Fim para;
percent <-- numero * 100 / 30;
Escreva ("Quant. pessoas com óculos=" oculos "Quant. pessoas com pé 40=" tamanho "Porcentagem de pés tamanho 40=" percent);
Fim.
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Enquanto (valor não sabido)
N <-- 1;
Enquanto N <= 7 faça
escreva
escreva
escreva
N <-- N + 1;
Fim enquanto;
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Para (valores fixos)
I <-- 0;
Para I de 1 até 5 faça
escreva
escreva
escreva
Fim para;
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Repita (igual a enquanto mas sem condição)
N<-- 0;
Repita
N <-- N + 1;
escreva
escreva
escreva
até N<=4;
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Início;
Real: media, not1, not2, notf, mediaf;
Inteiro: I, cad, crd;
I <-- 0;
cad <-- 0;
crd <-- 0;
Para I de 1 até 50 faça
Escreva ("Digite suas 2 notas:");
Leia (not1, not2);
media <-- (not1 + not2)/2;
Se media >= 6 então
cad <-- cad + 1;
Escreva ("Aluno aprovado!");
Senão
Se media <= 4 então
crd <-- crd + 1;
Escreva ("Aluno reprovado");
Senão
Escreva ("Deve fazer prova final");
Escreva ("Digite sua nota da prova final:");
Leia (notf);
mediaf <-- (media + notf)/2;
Se mediaf >= 5 então
Escreva ("Aluno aprovado!"); senão
Escreva ("Aluno reprovado mesmo");
Fim se;
Fim se;
Fim se;
Fim para;
Fim.
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Procedimentos
Início;
(variáveis globais)
Real: var1, var2, var3;
Inteiro: I, var4, var5, var6;
I <-- 0;
Procedimento moradia;
Real: var80, var90, var100;
fazer isso
fazer aquilo
escrever isso
ler aquilo;
Fim procedimento;
Procedimento salario;
Real: var200, var300, var400;
fazer isso
fazer aquilo
escrever isso
ler aquilo;
Fim procedimento;
Para I de 1 até 50 faça
moradia;
salário;
Fim para;
Fim.
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Início;
Caracter: nome, sexo, ender;
Inteiro: idade, AA, AN;
AA <-- 2010;
Escreva ("Digite nome, sexo, endereço e ano de nascimento");
Leia (nome, sexo, ender, AN);
idade <-- AN - AA;
Escreva ("Sua idade atual em 2010 é:" idade);
Fim.
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Para saber se o número é par:
Início;
Inteiro: NUM;
Escreva ("Digite um número:");
Leia (NUM);
Se NUM mod 2 = 0 então
Escreva ("O número é par");
senão
Escreva ("O número é ímpar");
Fim se;
Fim.
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Para saber se 3 medidas formam um triangulo:
Se (A menor B+C) e (B menor A+C) e (C menor A+B) então
Escreva ("Forma um triangulo");
Fim se;
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"O quadro é vermelho" ^ nao("tem ventilador na sala") = F
(431 mod 4 = 1) v nao(nao(88 div 11 = 8)) = V
(835 div 8 = 105) ^ (20 mod 3 = 6) v nao(V) ^ (30-5=26) = F
"O Flamengo é um time do Equador" ^ nao(nao(nao(F))) v (343 mod 11 = 10) ^ nao(F) = F
(5312 div 110 = 49) v nao(nao(45 mod 5 = 0)) ^ "vasco é um time da Bolívia" = F
"O dobro de 5 subtraído de 2 é 8" ^ "avestruz é peixe" v nao(nao(F)) = F
SUBTRAIDO ---> 2-(2*5) = - 8
SUBTRAINDO ---> 2*(5-2) = 6
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Uma ilha tem 3 frutas em cada pé.
Sabendo que tem uma mangueira, uma laranjeira e um coqueiro, responda:
Quantas frutas tem a ilha?
Resposta que você deve ter dado:
Coco não é fruta, então tem 3 mangas e 3 laranjas, total = 6.
Errado!
A ilha não tem fruta nenhuma pois a ilha não é pé de fruta.
Mas NA ilha existem 6 frutas sim.
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Existem 3 carros em uma garagem:
I) Se o Pálio não é verde, então o Corsa é verde;
II) Se o Pálio não é vermelho, então o Uno é amarelo
III) Se o Uno não é vermelho, então o Corsa é vermelho.
Resposta: Aceite como a III sendo verdade e depois a II como verdade. Vc verá que realmente são.
VD - VM - AM
Pálio X ---
Corsa X
Uno --- X
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Resolva
O produto de 2 números ímpares consecutivos é 1023. Os números são:
Resposta: O certo seria pensar x(x+2)= 1023. Isso vai dar quase 10 minutos de contas se não errar nada.
Encontrei a resposta em 10 segundos, fazendo os cálculos de cabeça, e meu professor, sem acreditar que eu resolvi por raiz quadrada, mandou eu ir no quadro provar diante da turma toda se eu estava mentindo ou não.
Como eu fiz:
40 * 40 = 1600
30 * 30 = 900
O número então está entre 30 e 40. Se eles são ímpares então só podem ser: 31, 33, 35, 37 ou 39.
Como o final é 3, então só pode ser:
31 * 33 = 1023.
De quebra ainda fiz algumas raízes quadradas aproximadas de cabeça para ele ver a minha lógica como estava afiada.
Foram 2 notas 10 e média final 10.
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