26 terabytes segundo

Laser bate recorde transferindo 26 Terabytes de dados em um segundo


Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe transferiram o equivalente a 700 DVDs utilizando apenas um feixe de laser

Um único feixe de laser foi utilizado para transferir 26 Terabytes de dados em um segundo por pesquisadores alemães do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. O total de dados foi o equivalente a 700 DVDs e estabelece um novo recorde para esse método de tranferência a laser.

De acordo com Wolfgang Freude, co-autor do estudo, esta não é a transferência mais rápida da história através de laser. "Experimentos de 100 Terabytes por segundo já foram demonstrados anteriormente", afirmou o pesquisador. Apesar disso, o experimento anterior utilizou um total de 370 lasers para fazer a transferência completa, o que tornou o processo extremamente caro.

O segredo para o envio de dados utilizando apenas um laser foi enviar pulsos curtos em um chamado "pente de frequência", que consiste em uma série de luzes de cores diferentes dentro de um único feixe laser. Na destinação, cada uma das correntes coloridas é absorvida por um equipamento especial, que recebe os dados através de uma fibra óptica.

De acordo com o pesquisador, apesar de complexo, o método poderia ser aplicado com chips de silício, permitindo que máquinas comuns do dia a dia também possam realizar transferências de dados nessa velocidade.