Seria Atlantida Afundada


Não podemos acreditar exatamente no que está escrito nos textos da Grécia e Roma antiga.
Por exemplo, não há como existir algo maior que a Ásia no meio do Oceano Atlântico.

Rascunho de uma pesquisa...






Trecho de Atlântida, de Platão.

Naqueles dias em que o Atlântico era navegável; e existia uma ilha situada em frente ao estreito [estreito de Gibraltar] que vocês denominam Colunas de Hércules. A ilha era maior que a Líbia e a Ásia juntas (exagero de Platão) e era o caminho para outras ilhas (mais abaixo) através das quais era possível atravessar e chegar ao outro lado do continente que era cercado pelo verdadeiro oceano (Atlântico). O mar interior do estreito de Hércules (dentro de Atlântida?) era apenas um porto com uma entrada estreita; do outro lado, era o verdadeiro mar e a terra, ali, podia verdadeiramente ser chamada de "continente". (então Atlântida tinha uma entrada e uma saída, ou seja, 2 estreitos).


Como era possível passar de um continente para outro através do Atlântico, tendo acesso a outras ilhas (mais abaixo), podemos traçar o seguinte mapa.


Podemos ver que o nome Atlântida pode ser derivada de Oceano Atlântico, então era deveria ser localizada dentro dele, não em outros mares de acordo com o escrito de Platão acima.

......

Estreito de Gibraltar, ponto de referência na localização do continente-ilha submerso chamado de Atlantis ou Atlântida, segundo Platão. Ligando o mar Mediterrâneo ao oceano Atlântico, a passagem de Gibraltar teria sido aberta pelo mitológico herói grego Hércules e suas margens são as "colunas de Hércules", a última fronteira do mundo para os navegadores do Mediterrâneo na antiguidade clássica.



Então, na ilha de Atlantis existiu um grande e maravilhoso império, que tinha leis vigentes em toda a "ilha-continente" e em muitas outras além de partes da Líbia, "dentro" das colunas de Hércules tão distantes do Egito e da Europa quanto do Tirreno [parte ocidental do mar Mediterrâneo]. O vasto poder [de Atlantis] empenhou-se, então, em subjugar de um só golpe nosso país e os seus [as cidades-estado gregas] e toda a terra nos limites do estreito; e então, Sólon, seu país [Atenas] brilhou à frente de todos, na excelência de sua virtude e força, por sua bravura e perícia militar; [Atenas] liderou os helenos; e quando não havia esperança de trégua, quando compelida a estar sozinha, submetida a um grande perigo, Atenas derrotou e triunfou sobre os invasores e manteve à salvo da escravidão aqueles que ainda não tinham sido subjugados e libertou todos os outros que habitavam os limites de Hércules [área do mediterrâneo, estreito de Gibraltar]. Posteriormente aconteceram terremotos violentos e inundações e em apenas um dia e uma noite de tempestades (chuvas) Atlântida e todo o seu povo foram tragados pelo oceano. Esta é a razão pela qual naquela parte, o mar é inavegável, intransponível, porque está saturado de lama.