Portugol, Pascal e Logica

Inicio
Integer: Idade, total, CG, ID;
Real: Percent;
Caracter: Bairro;

ID <-- 0;
CG <-- 0;
Percent <-- 0;
Total <-- 0;

Para I de 1 até 60 faça
Escreva ("Digite o bairro e a idade");
Leia (bairro, idade);

Se bairro = "CG" então
CG <-- CG + 1;
Fim se;

Se idade >= 40 então
ID <-- ID + 1;
Fim se;

Total <-- total + 1;
Percent <-- CG*100/total;

Escreva ("bairro=" CG "e idade=" ID "e percentual=" percent);
Fim para;
Fim;

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Início
Real: A, B, Z;

Escreva ("MDC entre X e Y");
Leia (A,B);

Enquanto Z>=0 faça
B <-- B/Z;
Z <-- A mod B;

Escreva ("O MDC e" Z);
Fim.

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Sou estudante v (não(nao(F))) ^ nao (34 div 4=8) ^ 23mod2=1 =
V ou V e F e V = F

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3*(5-3)=2 ^ 76div7=7 v 345mod34=5 =
F e F ou V = V

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98/23=4 v 59div4=14 ^ nao(F) =
V ou V e V = V

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(A metade de 2, somando com 5 e depois diminuido de 6 é zero) ^ 587mod45=2
6-(1+5) e V = V e V = V

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Início;
Inteiro: PE;
Escreva ("Qual o tamanho do seu pé?");
Leia (PE);

Se PE<35 então escreva ("Pezinho")
     senão
          Se PE>42 escreva ("Pezao")
               senão
                    escreva ("Pé normal");
          Fim Se;
Fim Se;

Fim.

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Início;
Integer: AG, VD, Placa, Final, I;
Caracter: Marca, Cor;
AG <-- 0;
VD <-- 0;
Final <-- 0;
 
Para I de 1 até 20 faça
Escreva ("Qual a marca de seu carro?");
Leia (marca);
 
Escreva ("Qual a cor de seu carro?");
Leia (cor);
 
Escreva ("Qual o último número de sua placa?");
Leia (placa);
 
Se marca = "agile" então
AG <-- AG + 1;
Fim se;
 
Se cor = "verde" então
VD <-- VD + 1;
Fim se;
 
Se placa = "6" então
Final <-- Final + 1;
Fim se;
 
Fim para;
 
Escreva ("Total de Carros Agile =" AG);
Escreva ("Total de Carros cor verde =" VD);

Escreva ("Total de Carros com placa final 6 =" final);

Fim.

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Início;
Real: nota1, nota2, media, percent;
Integer: QA, I;

QA <-- 0;
I <-- 0;

Para I de 1 até 50 faça

Escreva ("Qual sua 1a nota?");
Leia (nota1);

Escreva ("Qual sua 2a nota?");
Leia (nota2);

Media <-- (nota1 + nota2)/2;
 
Se media >= 6 então
     QA <-- QA + 1;
Fim se;
 
Fim para;
 
Percent <-- (QA*100)/50;
 
Escreva ("Quant. alunos fará Prova final = " QA "e percentual = " percent);
Fim.

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+ = soma
- = subtração
* = multiplicação
/ = divisão
Z**8 = Z elevado a 8
Raiz (a) = Raiz de A

Raiz cúbica de 60 = raiz 60(3)

<, >, <=, >=, =, < >

E = ^
OU = v
NÃO = ¬  (um traço horizontas colado num vertical, não é uma cruz)

Valor simples
No "Escreva" colocar (A:5:2)
5 casas antes da vírgula e 2 casas depois

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Início;
Integer: CG, ID, Idade, Total, Nasc, Anoatual;
Real: Percent;
Caracter: Bairro;

ID <-- 0;
CG <-- 0;
Total <-- 0;
Percent <-- 0;

Escreva ("Digite o ano atual");
Leia (anoatual);

Para I de 1 até 20 faça
Escreva ("Digite bairro e data de nascimento");
Leia (bairro, nasc);

Se bairro="campo grande" então
CG <-- CG + 1;
Fim se;

Idade <--  anoatual - nasc;

Se Idade >= 40 então
ID <-- ID + 1;
Fim se;

Total <-- Total + 1;
Percent <-- CG * 100 / Total;

Fim para;

Escreva (CG, ID, Percent);
Fim.

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Não pode haver contas com variáveis diferentes.
Ex.: Inteiro dividido por Real.

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Início;
Real: A, R;
PI = 3,14;
Escreva ("Digite o raio");
Leia (R);
A <-- PI*R**2;
Escreva (A);
Fim.

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Tabela Verdade

Tabela E --> Macete: Pode juntar positivo E negativo?
Positivo + positivo = positivo
Positivo + negativo = curto
Negativo + negativo = negativo
V e V = V
V e F = F
F e V = F
F e F = F

Tabela OU --> Macete: Qual dá choque? Positivo OU negativo?
Positivo OU positivo = positivo

Negativo OU negativo = negativo
V ou V = V
V ou F = V
F ou V = V
F ou F = F

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Funções DIV e MOD
DIV - Retorna o resultado de um número dividido por outro, de forma arredondada. Ex.: 5/2=2
X DIV Y
MOV - Retorna o resto dessa divisão. Ex.: 5/2=2 e resto 1. Resposta: 1
X MOD Y

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(45 mod 5 = 0) ^ (32 - 3 = 31) = F
"O cimento é cinza" v nao(v) = V
nao(nao(nao(F))) v nao(33 div 4 = 5) ^ F = F
(43 mod 2 = 0) E (90-91=1) OU (40/10=4) = V
"O dobro da terça parte de 9 é 6" OU 2*(9/2)=10 E nao(F) = V
"O céu é azul" OU (453 mod 4 = 3) OU nao(nao(nao(F))) = V

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Início;
Integer: gol, corsa, vermelho, I;
Caracter: cor, modelo;
I <-- 0;
Gol <-- 0;
Corsa <-- 0;
Vermelho <-- 0;

Para I de 1 até 50 faça
Escreva ("Qual seu carro?");
Leia (modelo);

Se modelo = "gol" então
Gol <-- gol + 1;
     senão
     Se modelo = "corsa" então
          Corsa <-- corsa + 1;
     Fim se;
Fim se;

Fim para;

Escreva ("GOL=" gol, "Corsa=" corsa "e carros vermelhos=" vermelho);
Fim.

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Início;
Caracter: oculos;
Real: percent;
Integer: tenis, I, numero, lente;

I <-- 0;
lente <-- 0;
numero <-- 0;

Para I de 1 até 30 faça
Escreva ("Usa óculos?");
Leia (oculos);

Se oculos = "sim" então
lente <-- lente + 1;
Fim se;

Escreva ("Quanto calça?");
Leia (tenis);

Se tenis = "40" então
numero <-- numero + 1;
Fim se;

Fim para;

percent <-- numero * 100 / 30;

Escreva ("Quant. pessoas com óculos=" oculos "Quant. pessoas com pé 40=" tamanho "Porcentagem de pés tamanho 40=" percent);

Fim.

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Enquanto (valor não sabido)

N <-- 1;
Enquanto N <= 7 faça
escreva
escreva
escreva
N <-- N + 1;
Fim enquanto;

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Para (valores fixos)

I <-- 0;
Para I de 1 até 5 faça
escreva
escreva
escreva
Fim para;

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Repita (igual a enquanto mas sem condição)


N<-- 0;

Repita
N <-- N + 1;
escreva
escreva
escreva
até N<=4;

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Início;
Real: media, not1, not2, notf, mediaf;
Inteiro: I, cad, crd;

I <-- 0;
cad <-- 0;
crd <-- 0;

Para I de 1 até 50 faça
Escreva ("Digite suas 2 notas:");
Leia (not1, not2);
media <-- (not1 + not2)/2;

Se media >= 6 então
cad <-- cad + 1;
Escreva ("Aluno aprovado!");
Senão

Se media <= 4 então
crd <-- crd + 1;
Escreva ("Aluno reprovado");
Senão
Escreva ("Deve fazer prova final");

Escreva ("Digite sua nota da prova final:");
Leia (notf);

mediaf <-- (media + notf)/2;

Se mediaf >= 5 então
Escreva ("Aluno aprovado!"); senão
Escreva ("Aluno reprovado mesmo");

Fim se;
Fim se;
Fim se;

Fim para;
Fim.

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Procedimentos

Início;
(variáveis globais)
Real: var1, var2, var3;
Inteiro: I, var4, var5, var6;
I <-- 0;

Procedimento moradia;
Real: var80, var90, var100;
fazer isso
fazer aquilo
escrever isso
ler aquilo;
Fim procedimento;

Procedimento salario;
Real: var200, var300, var400;
fazer isso
fazer aquilo
escrever isso
ler aquilo;
Fim procedimento;

Para I de 1 até 50 faça
moradia;
salário;
Fim para;

Fim.

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Início;
Caracter: nome, sexo, ender;
Inteiro: idade, AA, AN;

AA <-- 2010;

Escreva ("Digite nome, sexo, endereço e ano de nascimento");
Leia (nome, sexo, ender, AN);

idade <-- AN - AA;

Escreva ("Sua idade atual em 2010 é:" idade);

Fim.

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Para saber se o número é par:

Início;
Inteiro: NUM;

Escreva ("Digite um número:");
Leia (NUM);

Se NUM mod 2 = 0 então
Escreva ("O número é par");
senão
Escreva ("O número é ímpar");
Fim se;

Fim.

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Para saber se 3 medidas formam um triangulo:

Se (A menor B+C) e (B menor A+C) e (C menor A+B) então
Escreva ("Forma um triangulo");
Fim se;

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"O quadro é vermelho" ^ nao("tem ventilador na sala") = F

(431 mod 4 = 1) v nao(nao(88 div 11 = 8)) = V

(835 div 8 = 105) ^ (20 mod 3 = 6) v nao(V) ^ (30-5=26) = F

"O Flamengo é um time do Equador" ^ nao(nao(nao(F))) v (343 mod 11 = 10) ^ nao(F) = F

(5312 div 110 = 49) v nao(nao(45 mod 5 = 0)) ^ "vasco é um time da Bolívia" = F

"O dobro de 5 subtraído de 2 é 8" ^ "avestruz é peixe" v nao(nao(F)) = F

SUBTRAIDO ---> 2-(2*5) = - 8

SUBTRAINDO ---> 2*(5-2) = 6

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Uma ilha tem 3 frutas em cada pé.
Sabendo que tem uma mangueira, uma laranjeira e um coqueiro, responda:
Quantas frutas tem a ilha?

Resposta que você deve ter dado:
Coco não é fruta, então tem 3 mangas e 3 laranjas, total = 6.

Errado!

A ilha não tem fruta nenhuma pois a ilha não é pé de fruta.

Mas NA ilha existem 6 frutas sim.

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Existem 3 carros em uma garagem:

I) Se o Pálio não é verde, então o Corsa é verde;
II) Se o Pálio não é vermelho, então o Uno é amarelo
III) Se o Uno não é vermelho, então o Corsa é vermelho.

Resposta: Aceite como a III sendo verdade e depois a II como verdade. Vc verá que realmente são.

           VD - VM - AM
Pálio     X       ---
Corsa              X
Uno                ---     X

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Resolva
O produto de 2 números ímpares consecutivos é 1023. Os números são:

Resposta: O certo seria pensar x(x+2)= 1023. Isso vai dar quase 10 minutos de contas se não errar nada.

Encontrei a resposta em 10 segundos, fazendo os cálculos de cabeça, e meu professor, sem acreditar que eu resolvi por raiz quadrada, mandou eu ir no quadro provar diante da turma toda se eu estava mentindo ou não.

Como eu fiz:

40 * 40 = 1600
30 * 30 = 900

O número então está entre 30 e 40. Se eles são ímpares então só podem ser: 31, 33, 35, 37 ou 39.

Como o final é 3, então só pode ser:

31 * 33 = 1023.

De quebra ainda fiz algumas raízes quadradas aproximadas de cabeça para ele ver a minha lógica como estava afiada.

Foram 2 notas 10 e média final 10.
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