Evento de Vitim

Acredita-se que o Evento de Vitim ou Evento de Bodaybo pode ser causado pela explosão de um bólide ou de do núcleo de um cometa núcleo no Rio de Vitim. Ocorreu perto da cidade de Bodaybo no distrito de Mamsko-Chuisky de Irkutsk Oblast, Sibéria, Rússia em 25 de Setembro de 2002, às 22h. O evento foi detectado também pelo satélite anti-mísseis das forças armadas da defesa dos ESTADOS UNIDOS.

Algumas tentativas foram feitas de definir valor da explosão. Os analistas militares dos E.U. calcularam-no estavam entre 0.2-0.5 kilotons, quando o físico Russian Andrey Olkhovatov o estimar em 4-5 kilotons.

A informação sobre o evento apareceu somente após uma semana. Inicialmente ninguém podia compreender o valor da explosão. Uma expedição pequena, emitida pelo instituto da física da Sol-Terra (Irkutsk), tentado encontrar um “meteorito” a 10 quilômetros da cidade de Bodaybo (os povos lhes disseram que “caiu após a montanha a mais próxima! ”). Alguns povos sugerem que este fenômeno é similar ao Evento de Tunguska de 1908.

Expedição de Kosmopoisk

Como relatado por Kosmopoisk, em maio 2003 uma expedição, executada perto Kosmopoisk (líder - V. Chernobrov) alcançado o ponto presumido do impacto (aproximadamente 50 quilômetros do ponto do settle de Vitimsky). A situação lá olhou similar àquela do rio de Tunguska após Evento de Tunguska em 1908. As amostras da neve e de água foram analisadas e encontraram para conter uma quantidade anormal de tritium, um isótopo radioativo de cobalto e césio.

O Evento de Vitim podia ser causado por uma queda de um cometa com um diâmetro aproximadamente 50-100 metros.