Veneno pulgas caseiro

Veneno de pulgas caseiro
FOTOS DA VERDADEIRA ERVA DE SANTA-MARIA VOCÊ ENCONTRA ABAIXO.
FOTOGRAFEI DE UMA QUE EU PLANTEI NUM VASINHO.

Pulga gosta de lugares quentes, abafados e empoeirados, a mesma coisa que os mosquitos, a diferença que os mosquitos vão procurar esses lugares dentro de casa, atrás dos armários e embaixo da cama. As pulgas preferem ficar do lado de fora, no quintal, no meio da poeira, nos cantos, embaixo de tralhas velhas....
Acabe com as pulgas e com os mosquitos de uma só vez. O segredo para acabar com as pulgas é a limpeza e não deixar espaços vazios, sem coisas velhas amontoadas pelos cantos.
Dicas para acabar com pulgas:
Calçadas: Lave sua calçada com sabão em pó até retirar toda a terra, principalmente dos cantos das paredes.
Coisas velhas guardadas: Jogue tudo o que vc puder fora, pedaços de madeira, restos de obra, velharias, tijolos quebrados, pedras de qualquer tipo, lixo, caixas, vasilhas, etc, etc. A pulga quer um canto, um buraquinho para se esconder, e um pedaço de tijolo, uma caixinha velha ou um monte de pedras vira um hotel 5 estrelas para as pulgas.
Mato e folhas: Acabe com todo o mato e folhas de seu quintal mas se você tiver plantas, não deixe acumular lixo e sujeira em volta delas, faça uma horta ou um jardim bem bonito e bem limpo, não um monte de plantas jogadas no meio de um matagal todo sujo.
Quintal: Deixe o seu quintal o mais plano, reto e limpo possível. Não precisa tacar fogo nas orquídeas, derrubar a churrasqueira e quebrar o chafariz, basta deixar o chão o mais liso e limpo possível (de preferência acimentado, limpo e lavado semanalmente), jogar toda velharia fora (as do parágrafo anterior) e cuidar para que o quintal não vire uma lixeira novamente. Limpe seu quintal como se você estivesse limpando a sua sala para receber visitas. Não esqueça de tirar o cocô do cachorro sempre.
Barro amassado e chão de terra batida: Se seu terreno é de chão de terra, cheio de altos e baixos, pedrinhas e buracos, acabe com isso, procure uma terra como barro, espalhe por cima de todo o terreno e deixe-a socada, parecendo uma rua de terra batida. Além de mais liso, ficará mais limpo e mais bonito.
Seu cachorro: Pode o pêlo de seu cachorro, no máximo, a cada 2 meses, em casa mesmo, utilizando uma máquina de cortar cabelo não muito vagabunda (senão vai quebrar rápido), lave-o uma vez por semana utilizando detergente de cozinha (se estiver muito sujo) ou sabão de coco.





Erva de Santa Maria
Uma outra dica, aproveitando toda essa limpeza e seu novo jardim (que antes era matagal cheio de sujeira e plantas daninhas) é plantar Erva de Santa Maria. Tome cuidado pois existem uns 30 tipos falsos dessa erva, que são apenas mato e não fazem nenhum efeito.
A erva verdadeira, como da figura acima, cresce rápida e sozinha, fora do mato, sempre verdinha e gosta um pouco de sol, normalmente na parte da manhã. Às vezes cresce em grupinhos com outras 2 iguais mas quase sempre aparece sozinha no quintal.
Essa erva, quando cortamos uma folha no meio, sai um cheiro forte, parecendo uma mistura de talco e um pouco de gasolina, é um cheiro estranho mesmo, que gruda um pouco na mão e vai longe. As pulgas e mosquitos detestam muito o cheiro dessa planta, é um veneno forte contra eles mas, por outro lado, os cachorros gostam de comer essas folhas misturadas com a comida e até mesmo devorar essas plantas, acabando com tudo. Para as pessoas e para os bichos essa planta é um remédio, gostoso só para os cachorros pois eles não conhecem o gosto de um hamburguer completo. Vale a pena plantar e deixar crescer vários pés desse no quintal.



Erva de Santa Maria
REMÉDIO (SANTA MARIA): Chenopodium ambrisioides LINEU
Origem: América Central e do Sul.
Propriedades: Estomáquica, anti-reumática, e anti-helmíntica
Características: Erva perene ou anual, com até 1 metro de altura. Seus frutos são pequenos, ricos em óleo, e são facilmente confundidos com sementes. A planta toda tem cheiro forte e desagradável bem característico. Fácil de reconhecer pois de sua raiz podem nascer três pés como a figura abaixo.



Cresce espontaneamente no sul e sudeste do Brasil, onde é considerada planta daninha. Seu cultivo no Brasil é restrito às hortas caseiras. Esta planta está relacionada nos levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das mais utilizadas entre os remédios tradicionais no mundo inteiro. Seu extrato possui ação fungicida comprovada sobre alguns fungos que atacam plantas cultivadas.
Usos: Na medicina popular brasileira é tida como estomáquica, anti-reumática, e anti-helmíntica. Seu óleo essencial foi usado por décadas para eliminar vermes intestinais, mas foi gradualmente substituído por outros químicos mais eficientes e seguros. Em testes realizados em porcos, não foi detectada qualquer ação vermífuga da planta.
Forma de uso / dosagem indicada: O sumo extraído de suas folhas, associado a um pouco de leite, é famoso nas práticas caseiras como remédio para tratar gripe, bronquite e tuberculose. A planta triturada é usada no tratamento de contusões e fraturas, por meio de compressas ou ataduras.
Alguns sites dizem que esta planta é venenosa mas é mentira, meus cachorros acabam com todas e nunca tiveram problemas. Esses mesmos sites estão dizendo que essa planta é natural do Havaí, e é chamada de Chá Mexicano. Peraí, agora nasce mexicanos no Havaí? No meio do oceano pacífico? Uma das confusões que está acontecendo é o Lineu no final do nome científico desta planta, é isso que está fazendo os sites confundirem remédio com veneno e dizendo que nascem mexicanos no Havaí. O remédio tem Lineu no final mas a maioria dos sites esquecem do Lineu e dizem que todas são veneno.





ATENÇÃO:
A erva de Santa Maria possui nome científico Chenopodium ambrisioides lineu.
Alguns sites citam Chenopodium ambrisioides (sem LINEU no final) como sendo um veneno.
Também citam como sendo Chá Mexicano enquanto oOutros sites dizem que é feito por alecrim.
Se você não quiser nem chá, nem veneno, nem alecrim, é só prestar atenção nas fotos.
Esse tal veneno ou chá ou raio qualquer tem as folhas como cenourinhas pequenas.
A Santa Maria tem as folhas tipo dentes de serrote, intercalando grandes e pequenos.