Impressora é criada a partir de peças de Lego

O cartucho não poderia ser mais econômico: uma canetinha hidrográfica.

Um hacker com muito tempo livre inventou uma impressora composta quase inteiramente de peças de Lego, que funciona de verdade, contando apenas com a ajuda de um Mac e de uma caneta hidrográfica.

Feita por hobby, a "Lego felt tip 110" é, tecnicamente, um plotter e levou 3 semanas para ser construída, como conta seu criador responsável pelo design da impressora, motor, sensores e por escrever seu próprio driver, utilizando as rotinas do software de impressão padrão do Mac OS X.

Sua precisão é de aproximadamente 75 DPI (dots per inch) e, em relação ao número de páginas por minuto, bem, é melhor não perguntar: a impressora não termina nem uma só neste tempo.

A princípio, as impressões poderiam ser feitas em 3 cores, mas, por contra apenas com 4 motores de Lego, apenas o azul foi utilizado. Para quem acha que o sistema de usar canetinhas como cartuchos pode dar problemas, o inventor concorda que a secagem da ponta é mesmo preocupante, mas as canetas geralmente duram, resistindo à impressão de algumas páginas.

O criador da engenhoca ainda explica que a escolha do Mac não foi para defender a Apple, e sim porque considera seu uso mais fácil.

O video com a impressora em ação pode ser assistido pelo Youtube , pela seguinte URL encurtada: http://tiny.cc/nzxq5.