Plutão abriga efeito estufa e é quente no alto


Com uma técnica semelhante àquela que será usada pela Missão Kepler, um telescópio terrestre acaba de fazer a primeira observação da atmosfera de Plutão no nível da superfície.

O planeta-anão, dizem os cientistas, apresenta efeito estufa e tem uma distribuição de temperatura que se parece com o inverso daquela que existe na Terra.

O ar de Plutão, carregado de gás metano, é 40°C mais quente que sua superfície, com congelantes -220°C. (Na Terra, o metano é um dos vilões do aquecimento global.)

Os astrônomos descobriram também que, quanto mais alto são feitas as medidas na atmosfera do planeta-anão, mais a temperatura aumenta, ao contrário do perfil térmico terrestre.

A descoberta foi possível porque o telescópio gigante do ESO (Observatório Europeu Austral), no Chile, flagrou momentos em que o planeta-anão passava na frente de estrelas que estavam ao fundo. Um novo espectrógrafo --aparelho que separa a luz em suas diversas frequências ("cores")-- conseguiu fazer medidas com precisão inédita.