Hubble vê indício de carbono em planeta fora do Sistema Solar


O telescópio espacial Hubble encontrou dióxido de carbono em um exoplaneta --que orbita uma estrela que não seja o Sol. A descoberta foi classificada pela Nasa (agência espacial norte-americana) como um avanço na busca por elementos que favoreçam o surgimento de vida em outros mundos fora do Sistema Solar.

A notícia adquire ainda maior relevância devido ao fato de que tanto o Hubble como o telescópio espacial Spitzer, também da Nasa, já tinham detectado vapor d'água e metano no mesmo planeta.

Um comunicado da agência espacial norte-americana indica que o planeta no qual foram achadas moléculas de dióxido de carbono é o HD 189733b, que tem o tamanho de Júpiter. Entretanto, é tão quente que a vida como conhecemos na Terra seria impossível no local.

No entanto, a Nasa destacou que as observações do Hubble demonstram que a química básica para o começo de uma atividade biológica pode ser analisada em planetas que orbitam outras estrelas que não o Sol.

"Os compostos orgânicos também podem ser um subproduto de processos biológicos e sua detecção em um planeta parecido com a Terra pode algum dia ser a primeira prova de vida fora de nosso planeta", diz a nota.