Estações de escutas secretas dos EUA

Sugar Grove - Yakima, Wash


Escondido em uma área remota perto de Sugar Grove, West Virginia, escondido como uma fortaleza entre as montanhas, assenta-se uma das maiores estações de escutas secretas dos EUA. Uma área repleta de grandes antenas parabólicas secreta e silenciosamente varrendo milhões de chamadas telefónicas privadas e mensagens de e-mail em uma hora.

Promovida pela ultra-Agência de Segurança Nacional, o posto de escuta intercepta todas as comunicações internacionais que entram no leste dos Estados Unidos. Outra N.S.A. posto de escuta, em Yakima, Washington, eavesdrops na metade ocidental do país.

Uma centena de milhas ou mais ao norte de Sugar Grove, em Washington, a ANS de repente é o centro das atenções em uma tempestade política. A controvérsia sobre se o presidente infringiu a lei quando ele ordenou secretamente a ANS para ignorar um tribunal especial e conduta de espionagem sobre cidadãos americanos tem ainda provocou alguns democratas para pedir seu impeachment.

Segundo John E. McLaughlin, que, como o vice-diretor da Agência Central de Inteligência, no outono de 2001 foi um dos primeiros informados sobre o programa, esta foi a operação de espionagem mais secreta da rede de inteligência inteiro, completo com seu próprio código palavra - que em si é secreta.

A ANS foi criado em segredo absoluto em 1952 pelo presidente Harry S. Truman. Hoje, é a maior agência de inteligência. É também o mais importante, fornecendo uma visão muito mais em países estrangeiros do que a CIA e outras organizações de espionagem.

Mas a agência ainda está lutando para ajustar-se à guerra contra o terror, em que seu trabalho não é para controlar os Estados, mas indivíduos ou pequenas células escondidas por todo o mundo. Para conseguir isso, o N.S.A. desenvolveu a tecnologia cada vez mais sofisticadas que as minas de vastas quantidades de dados. Mas esta tecnologia pode ser de uso limitado no exterior. E em casa, ela aumenta a pressão sobre a agência para ignorar as liberdades civis e saia formal canais legais de investigação criminal. Originalmente criado para espionar adversários estrangeiros, a ANS nunca foi suposto ser voltada para dentro. Trinta anos atrás, o senador Frank Church, o democrata Idaho que era então presidente da Comissão Especial sobre a inteligência, investigou a agência e saíram atordoados.

"Essa capacidade de a qualquer momento poderia ser revertido para o povo americano", disse ele em 1975, "e nenhum americano teria deixado qualquer privacidade, tal é a capacidade de monitorar tudo: telefonemas, telegramas, não importa. Não haveria lugar para se esconder. "

Ele acrescentou que, se um ditador que nunca assumiu, a ANS "poderia permitir-lhe impor a tirania total, e não haveria maneira de lutar de volta."

Ao mesmo tempo, a agência teve a capacidade de ouvir apenas o que as pessoas disseram, por telefone ou telegrama, escreveu em uma ocasional, pois eles não tinham acesso a cartas privadas. Mas hoje, com pessoas que expressam seus pensamentos mais íntimos em mensagens de correio electrónico, expondo seus registros médicos e financeiros para a Internet, e conversando constantemente sobre celulares, a agência praticamente tem a capacidade de entrar na mente de uma pessoa.

O objectivo inicial da NSA tinha sido o bloco comunista. A agência envolvida na União Soviética e seus países satélites em um casulo eletrônico. A qualquer momento um avião, navio ou unidade militar movida, a ANS saberia. E, de 22.300 milhas em órbita, os satélites com super-finos, futebol de campo de tamanho eavesdropped antenas de comunicações soviético e os sinais de armas.

Hoje, em vez de escutas em um país enorme que estava sempre conversando e nunca mudou, a ANS está tentando encontrar um pequeno número de indivíduos que operam em células fechadas, raramente se comunicar eletronicamente (e quando o fazem, usam untraceable cartões telefônicos e celulares descartáveis) e estão constantemente a viajar de país para país.

Durante a guerra fria, a agência pode depender de um fluxo constante de norte-americano nascido russo lingüistas das universidades em todo o país, com programas de estudos Soviética. Agora, o governo é forçado a comunidades étnicas de busca para encontrar pessoas que podem falar dari, urdu ou Lingala - e também passar um certificado de segurança que franze a pessoas com parentes em seus ou seus pais, ex-países.

De acordo com uma entrevista no ano passado com o general Michael V. Hayden, o diretor da NSA, interceptar chamadas durante a guerra contra o terrorismo se tornou um esforço muito mais complexa. Em 10 de setembro de 2001, por exemplo, o N.S.A. interceptado duas mensagens. O primeiro advertiu: "O jogo começa amanhã", eo segundo disse, "Amanhã é zero hora." Mas mesmo que eles vieram de locais suspeitos da Al-Qaeda no Afeganistão, as mensagens nunca foram traduzidos, até após o ataque a 11 de setembro, e não distribuídos até 12 de setembro.

O que fez a intercepta particularmente difícil, o general Hayden, disse, foi que eles não foram "orientados", mas interceptado aleatoriamente a partir de telefones com o Afeganistão.

Isto torna a identificação do chamador extremamente difícil e lenta. "Sabe quantas ligações internacionais são feitas fora do Afeganistão em um determinado dia? Milhares", disse Hayden.

Ainda assim, o N.S.A. não tem que ir aos tribunais para utilizar o seu monitoramento eletrônico de laço membros da Al Qaeda no Afeganistão. Para a agência nacional para bisbilhotar cidadãos americanos suspeitos de ligações terroristas, que primeiro deve ir para o Foreign Intelligence Surveillance Court, ou FISA, fazer uma demonstração de causa provável que a meta está ligada a um grupo terrorista, e obter um mandado de .

O tribunal raramente transforma o governo para baixo. Desde que foi criado, em 1978, o tribunal concedeu cerca de 19.000 mandados, que tem apenas cinco rejeitados. E mesmo nos casos em que o governo tem o direito de apelar para o Foreign Intelligence Surveillance Court of Review, que em 27 anos só ouviu um caso. E se o tribunal de apelação também rejeitar o pedido de mandado, o governo poderia, então, recorrer imediatamente a uma sessão fechada do Supremo Tribunal Federal.

Antes do 11 de setembro, o N.S.A. eavesdropped normalmente em um pequeno número de cidadãos americanos ou estrangeiros residentes, muitas vezes, uma dúzia ou menos, quando o FBI, cuja escutas telefônicas de baixa tecnologia era muito menos intrusivo, solicitou a maioria dos mandados de FISA.

Apesar das poucas chances de ter um pedido recusado, o presidente Bush estabeleceu um programa secreto em que a ANS seria ignorar o Tribunal FISA e começar escutas sem mandado de norte-americanos. Esta decisão parece ter sido baseada em um novo conceito de acompanhamento por parte da agência, uma forma, segundo a administração, para gerir eficazmente todos os dados e informações novas.

Na época, a palavra-chave nos círculos de segurança nacional foi de mineração de dados: escavação profunda em pilhas de informações para chegar a algum padrão ou indício do que pode acontecer a seguir. Ao invés de acompanhamento uma dúzia de pessoas por mês em um momento, como tinha sido a prática, a decisão foi tomada para começar secretamente escutas em centenas, talvez milhares, de pessoas que por apenas alguns dias ou uma semana em uma hora, a fim de determinar que representam ameaças potenciais.

Aqueles considerados inocentes seriam rapidamente eliminadas da lista de observação, enquanto que o pensamento suspeito seria apresentado ao tribunal FISA para um mandado.

Em essência, N.S.A. parecia estar em uma expedição de pesca clássico, justamente o tipo de abuso do tribunal FISA foi colocado no local para stop.At uma coletiva de imprensa, o próprio presidente Bush pareceu reconhecer essa nova tática. "FISA é para monitorização a longo prazo", disse ele. "Há uma diferença entre a detecção, para que possamos prevenir e monitoramento".

Esta escuta não é a única tentativa do governo Bush para expandir os limites do que é legalmente permitido.

Em 2002, foi revelado que o Pentágono tinha lançado Total Information Awareness, um programa de mineração de dados, liderada por John Poindexter, almirante aposentado da retaguarda que serviu como conselheiro de segurança nacional de Ronald Reagan e ajudou a elaborar um plano de vender armas ao Irã e ilegalmente desviar os lucros para os rebeldes na Nicarágua.

Total Information Awareness, conhecido como TIA, destinava-se a pesquisa através de vastas bases de dados, que prometem "aumentar a cobertura de informações por um fim-de-grandeza." De acordo com um artigo de 2002 no The New York Times, o programa "permitiria que os analistas de inteligência e agentes policiais para montar um grande arrastão com os dados da transação eletrônica que vão desde informações de cartão de crédito para registros veterinários, nos Estados Unidos e internacionalmente, para caçar terroristas ". Após a imprensa, o Pentágono encerrá-lo, eo Sr. Poindexter eventualmente deixou o governo.

Mas de acordo com um relatório do General Accounting Office 2004, a administração Bush eo Pentágono continua a depender fortemente em técnicas de mineração de dados. "Nosso levantamento dos 128 departamentos e agências federais sobre o uso de mineração de dados", disse o relatório, "mostra que 52 agências estão utilizando ou planejando utilizar mineração de dados. Estes serviços e organismos notificados 199 dados os esforços de mineração, dos quais 68 são planejadas e 131 estão operacionais. " Destes usos, o relatório continua, "o Departamento de Defesa relatou o maior número de esforços".

O governo diz que precisa desta tecnologia para combater eficazmente o terrorismo. Mas o efeito sobre a privacidade tem preocupado um número de políticos.

Depois que ele foi informado sobre a operação secreta do presidente Bush em 2003, o senador Jay Rockefeller, vice-presidente democrata do Senado Select Committee on Intelligence, enviou uma carta ao Vice President Dick Cheney.

"Enquanto eu refletia sobre a reunião de hoje e do futuro que enfrentamos", escreveu ele, "o projecto de John Poindexter's TIA saltaram à mente, agravando a minha preocupação com os rumos que o governo está se movendo com relação à segurança, tecnologia e de vigilância."

O senador Rockefeller parece muito com o senador Frank Church.

"Eu não quero ver este país nunca ir pela ponte", o senador disse Church. "Eu sei que a capacidade está lá para fazer total tirania na América, e temos de fazer com que a agência, todas as agências que possuem esta tecnologia funcionar dentro da lei e sob a vigilância adequada, de modo que nós nunca cruzar aquele abismo. That é o abismo do qual não há retorno ".

James Bamford é o autor de "Puzzle Palace" e "Body of Secrets: Anatomy of the Ultra-Secret National Security Agency".




From Wikipedia, the free encyclopedia

Sugar Grove is an American government communications site located in Pendleton County, West Virginia 38°30′54″N 79°17′03″W / 38.514997°N 79.28421°W / 38.514997; -79.28421 operated by the National Security Agency. According to a December 25, 2005 article in the New York Times, the site intercepts all international communications entering the Eastern United States.

The site was first developed by the Naval Research Laboratory in the early 1960s as the site of a 600 ft (180 m) radio telescope that would gather intelligence on Soviet radar and radio signals reflected from the moon and would gather radioastronomical data on outer space, but the project was halted in 1962 before the telescope construction was completed.[1] The site was then developed as a radio receiving station. The site was activated as "Naval Radio Station Sugar Grove" on May 10, 1969, and two Wullenweber Circulary Disposed Antenna Arrays (CDAAs) were completed on November 8, 1969. Numerous other antennas, dishes, domes, and other facilities were constructed in the following years. Some of the more significant radio telescopes on site are a 60 ft (18 m) dish (oldest telescope on site), a 105 ft (32 m) dish featuring a special waveguide receiver and a 150 ft (46 m) dish (largest telescope on site).

Though the CDAAs were decommissioned in the 1990s, the site is still active, and photographs taken between 2000 and 2004 show significant construction on the site.

The site is part of the ECHELON communications network operated by the United States and its allies to intercept and process electronic telecommunications. The network operates many sites around the world including Waihopai Valley in New Zealand, Menwith Hill in the United Kingdom and Yakima, Washington.

Sugar Grove is located in an officially designated National Radio Quiet Zone that covers 13,000 square miles (34,000 km2) in West Virginia and Virginia. The zone was established by Congress in 1958 to facilitate its mission and that of the National Radio Astronomy Observatory located 30 miles (48 km) away at Green Bank in Pocahontas County, West Virginia.