Falsificacoes

A história por trás da imagem acima é ótima. Mas como a genialidade por trás dela foi usada com propósito de tirar vantagem de uma pessoa, trata-se de uma daquelas “seria engraçada se não fosse trágica”. Um russo identificado apenas como santyaho91 no livejournal recebeu uma oferta tentadora de um HD externo de 500 GB e resolveu comprá-lo. Mais tarde ele percebeu que arquivos colocados no HD não estavam completos e levou para a assistência técnica.


Lá eles abriram e descobriram um pendrive de 128 MB com efeito de loop instalado, para emular 500 GB. Quando ele recebia um arquivo que passava do limite, o sistema de loop simplesmente sobrescrevia os dados a partir do início. Algo sensacionalmente genial, para uma pegadinha. Mas malévolo nesse caso específico já que envolve grana.



Depois da invasão dos produtos e componentes chineses devemos tomar muito cuidado com as falsificações, o lider de todos são os capacitores eletroliticos. No caso dos transistores é comum o que chamamos de “remarcar” , um exemplo é comprar um transistor MJ802 que custa r$13,00 que na realidade é um 2n3055 que no máximo custa R$3,00.


Na maioria das vezes só detectamos a farsa quando já é tarde demais, em algumas vezes nem detectamos, só percebemos um aumento do ruido ou aquecimento.