Nasa encontra camadas de gelo em crateras de Marte


Água pura congelada se formou após impacto de meteoritos


A Nasa (agência espacial americana) anunciou a presença de camadas de gelo puro abaixo da superfíce de Marte. Estudos anteriores já indicavam a presença de gelo no planeta, mas os cientistas de surpreenderam desta vez pela localização.

Encontrado abaixo da superfície na parte equatorial do planeta, camadas de gelo se formaram há milhares de anos.

Shane Byrne, um dos estudiosos da Universidade do Arizona, disse que a água congelada está no equador de Marte, numa área atingida por meteoritos, bem mais superficialmente do que se imaginava.

- Além da localização, ficamos surpresos com a pureza do gelo. Percebemos que as crateras e o gelo foram formados há milhares de anos.

As imagens em alta definição que registraram a água foram feitas por uma pequena câmera instalada na sonda Marte Reconnaissance Orbiter.

Entre as 200 fotos tiradas, os cientistas identificaram 100 áreas com forte impacto dos meteoritos e com espaços mais claros que o comum para a superfície de Marte.

Mais imagens foram feitas e em algumas delas puderam ser vistos os locais com gelo. A sonda continuará em Marte para buscar novas provas de que no passado o planeta tinha umidade muito maior do que hoje.